segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Concepção das Torres de Resfriamento



Como muitos de nós sabemos, uma torre de resfriamento é utilizada em sistemas de condicionamento de ar industrial, em grandes fábricas e outros edifícios que fazem uso de muito calor e energia, e precisam ser arrefecidos. A torre de resfriamento faz o que seu próprio nome sugere, esfriando a água quente do condensador do sistema de resfriamento; a torre de resfriamento sempre se encontra no ponto final do processo de transferência de calor, sendo que o excesso de calor é transferido para a atmosfera após sua utilização. As torres de resfriamento são normalmente produzidas em um dos seguintes modelos: fluxo cruzado e fluxo em contracorrente.
Acesse já www.torresstart.com e conheça muito mais sobre Torres de Resfriamento
Torre de Resfriamento de Fluxo Cruzado

Com torres de resfriamento de fluxo cruzado, o fluxo da água deve estar em um ângulo muito específico, reto, de modo a permitir o fluxo do ar. Uma torre de resfriamento com a tecnologia de fluxo cruzado tem uma forma de caixa e funciona através do mecanismo de bombeamento da água aquecida para o alto da torre, onde é distribuída através de pequenos orifícios. Em seguida, as grelhas de entrada de entrada de ar de plástico que se encontram ao lado da torre permitem que a água se espalhe enquanto escoa e seja transferida para a torre de resfriamento através do fluxo de ar criado por diversas hélices. Ao entrar em contato com este ar, a água é resfriada e em seguida depositada na parte inferior da torre. O ciclo se inicia novamente da seguinte forma: a água resfriada é bombeada para fora e lançada novamente ao resfriador, sendo que o excesso de calor do resfriador é transferido para a água, a qual é mais uma vez transferida para o alto da torre.
Torre de Resfriamento de Fluxo em Contracorrente

O segundo tipo de torre de resfriamento funciona de maneira um pouco diferente, já que nele, os fluxos de ar e água são inversos. A água segue o mesmo padrão observado nas torres de resfriamento de fluxo cruzado, onde o fluxo é disperso. Entretanto, estas torres têm um formato mais afunilado e há apenas uma hélice no centro, sob a qual se situa o sistema rotativo de distribuição de água. A tubulação de distribuição lança a água de um lado para o outro e assim aciona o distribuidor. Graças ao distribuidor, a água é distribuída uniformemente sobre a entrada de ar, e na medida em que goteja, entra em contato com a corrente de ar e consequentemente se resfria. A água que se acumula na parte inferior da torre de resfriamento é bombeada para dentro do resfriador, se aquece novamente, e então retorna à torre.
O objetivo de uma torre de resfriamento é claramente o de resfriar a água, e esta foi apenas uma breve introdução a torres de resfriamento, há muito informações sobre torres de resfriamento na web. Portanto, caso deseje saber mais sobre o assunto, inicie uma busca na web e descubra muito mais, desde sua história, fundamentos, e ainda como cooperar com firmas do setor de torres de resfriamento. Como desejar! 
Manutenção Corretiva e Preventiva
011-2516-5848
011-7709-8395
nextel 126*6548

contato@torresstart.com


Um comentário:

  1. Muito interessante, aproveito a oportunidade para divulgar o site das hélices Wingfan que são as mais indicadas para torres de resfriamento:

    http://www.wingfan.com.br

    ResponderExcluir